Cleanos
INTRODUÇÃO Linux é um termo utilizado para indicar sistemas operativos que utilizam o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds e outros programadores, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
No dia 5 de Outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux.
Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer todos os periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.
Adiante iremos falar da distribuição Linux ClearOS, que foi criada baseando – se no CentOS e Red Hat Enterprise Linux, desenhado para ser usado em pequenas e medias empresas como gateway e servidor de rede com uma interface de administração baseada em Web.
ClearOS ClearOS (antes chamado de InterConnect) é uma distribuição Linux, baseada no CentOS e Red Hat Enterprise Linux, projectado para uso em pequenas e médias empresas como um gateway de rede e servidor de rede com uma interface de administração baseada em web. É projectado para ser uma alternativa para o Windows Small Business Server. ClearOS