clc5 portugues
TAG 11
Data: 03 Maio 2011
Formanda: Rute Luísa Mendes Maldonado Nº16
2C.L.C.5
Cultura Língua e Comunicação
Não Apaguem a Memória quer apoio do Governo
Formador: Nelson Silva
1
Introdução:
Após leitura de um texto(1) entregue pelo formador, foi-me pedido para reflectir sobre alguns apectos, nomeadamente a possibilidade de as tecnologias de imformação e comunicação (TIC) poderem estar ao serviço da memória colectiva de um povo,e como a cultura pode ou não ser difundida pelas TIC quanto à acessibilidade e celeridade do acesso as mesmas e ainda quais as consequências que se podem vislumbrar na nossa cultura.
(1) “ Não Apaguem a Memória quer apoio do Governo”
Desenvolvimento:
As tecnologias de informação e comunicação sempre fizeram parte das sociedades e sempre tiveram um papel importante na evolução das mesmas.
Deste modo podemos afirmar que contribuíram e contribuem para a memória colectiva. Nas últimas duas décadas, o aparecimento da internet veio facilitar ainda mais na procura de informação, distanciando-se assim das bibliotecas tendo o mesmo sistema a nível de arquivos mas não sendo necessário estar presente fisicamente, a procura pode ser feita instantaneamente, portanto é um processo de pesquisa muito mais rápido e a nível global, uma vez que a informação esta na Web.
2
Toda esta informação representa uma memoria social, avançada, organizada e em constante actualização.
A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. As comunicações via Internet, podem transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido.
Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos.
A Internet melhora as comunicações e o acesso à informação. Os participantes desta trocam ideias e informações cooperando entre si.
Actualmente este meio de