CLC soldador
Soldador
Regras de segurança e higiene no trabalho
Para se ser soldador precisa-se ter um curso que oferece um certificado de soldador e que é obtido depois de ter umas certas horas de aulas que são definidas conforme a sua experiencia como soldador, depois de dadas todas as horas, tem que fazer um exame pratico, onde realiza vários tipos de solda, se tiver nota positiva nesse exame, então será lhe atribuído o tal certificado.
As regras de segurança ora apresentadas são divididas em três grupos principais:
1) Regras de segurança relativas ao local de trabalho
2) Regras de segurança relativas ao pessoal
3) Regras de segurança relativas ao equipamento
Incêndios e explosões
O calor produzido por arcos elétricos e as suas irradiações, por escórias quentes e por faíscas podem ser causas de incêndios ou explosões. Consequentemente, toda área de soldagem ou corte deve ser equipada com sistema adequado de combate a incêndio e o pessoal de supervisão de área, operação ou manutenção do equipamento envolvido deve ser treinado no combate a incêndios.
• Garantir a Segurança da área de Trabalho - Sempre que possível, trabalhar em locais especialmente previstos para soldagem ou corte ao arco elétrico.
• Eliminar possíveis causas de incêndios - Locais onde se solde ou corte não devem conter líquidos inflamáveis (gasolina, tintas, solventes, etc.), sólidos combustíveis (papel, materiais de embalagem, madeira, etc.) ou gases inflamáveis (oxigênio, acetileno, hidrogénio, etc.).
• Instalar barreiras contra fogo e contra respingos - Quando as operações de soldagem ou corte não podem ser efetuadas em locais específicos e especialmente organizados, instalar biombos metálicos ou proteções não inflamáveis ou combustíveis para evitar que o calor, as fagulhas, os respingos ou as escórias possam atingir materiais inflamáveis.
• Instalar equipamentos de combate a incêndios - Extintores apropriados, baldes de areia e outros dispositivos anti-incêndio devem ficar a proximidade imediata