Classificação e Pesquisa
INTRODUÇÃO 3
DEFINIÇÃO 3
1. DEMONSTRATIVO DE VETORES COM BUBBLE SORT 4
1.1 EXPLICAÇÕES DO EXERCÍCIO 5
2. EXEMPLOS DE VETORES COM BUBBLE SORT 7
2.1 EXEMPLOS DE VETORES COM BUBBLE SORT 8
BIBLIOGRAFIA 9
Fontes de Pesquisas 9
INTRODUÇÃO
Os algoritmos de ordenação por troca consistem em intercalar pares de itens que não então em ordem, até que não existam mais pares. O bubble sort, ou ordenação por flutuação (literalmente "por bolha"), é um algoritmo de ordenação dos mais simples. Está entre os mais conhecidos e difundidos métodos de ordenação de arranjos, mas não está entre os mais eficientes. A ideia é percorrer o vetor diversas vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o topo o maior elemento da sequência. Essa movimentação lembra a forma como as bolhas em um tanque de água procuram seu próprio nível, e disso vem o nome do algoritmo. Tem como princípio a troca de valores entre posições consecutivas, fazendo com que os valores mais altos (ou os mais baixos), "borbulhem" para o final do arranjo, daí o nome Bubble Sort. A complexidade desse algoritmo é de Ordem quadrática. Por isso, ele não é recomendado para programas que precisem de velocidade e operem com quantidade elevada de dados.
DEFINIÇÃO
Por ser simples e de entendimento e implementação fáceis, o Bubble Sort (bolha) está entre os mais conhecidos e difundidos métodos de ordenação de arranjos. Mas não se trata de um algoritmo eficiente, é estudado para fins de desenvolvimento de raciocínio. O método
Bubble Sort trabalha comparando todos os valores dos vetores, por exemplo, o primeiro com o segundo depois com o terceiro, e assim por diante até o último valor, depois ele inicia o mesmo processo só que uma posição a mais comparando o segundo com o primeiro, depois com o terceiro. Esse processo de comparação passa por uma condição que se um valor for menor que o outro eles trocam de posição.
Em outras palavras, o principio do Bubblesort é a troca de