Classificação substância magnética
Classificação das substâncias magnéticas As substâncias magnéticas dividem-se em três grupos. 1ª - Substâncias paramagnéticas Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética positiva e constante.
Sendo concluímos que:
a) positiva significa que tem o mesmo sentido que , isto é, uma substância paramagnética sofre indução do 1o caso.
b) sendo constante, concluímos que é diretamente proporcional a ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantaçao .
Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: alumen ferroso-amoniacal, alumínio, chumbo, cloreto cúprico, cloreto férrico, oxigênio, etc.. 2ª - Substâncias diamagnéticas Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética negativa e constante.
Sendo concluímos que :
a) negativa significa que tem sentido oposto ao de , isto é, uma substância diamagnética sofre indução, do 2o caso.
b) sendo constante, concluímos que é diretamente proporcional a ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantação .
Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: a grafite, o bismuto, o cobre, prata, zinco, mercúrio, nitrogênio, etc.. 3ª - Substâncias ferromagnéticas Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade positiva, mas não constante: a sua susceptibilidade é função do campo indutor .
Sendo positivo, concluimos que tem o mesmo sentido que , isto é, uma substância ferromagnética também sofre indução do 1o caso (fig. 251). Mas, sendo variável, a imantação não é mais proporcional a . Obtemos experimentalmente os valores de do induzido em função do campo indutor , e depois levamos os resultados a um gráfico. Esse gráfico é chamado curva de imantação. Está esquematizado na figura 253. Essa curva mostra que, partindo de um campo magnético