Classificação segundo erthal
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PROFª. - HILLEVI SOARES
Classificação segundo:
De acordo com o método:
TESTES PSICOMÉTRICOS - é aquele cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens do teste são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros, seguindo uma tabela (ex.: testes de inteligência).
TESTES PROJETIVOS - são aqueles cujas normas são qualitativas, ou seja, são testes menos objetivos. O resultado se expressa através de uma tipologia. Por terem uma avaliação qualitativa, evidentemente que seus elementos (itens de teste) não podem ser medidos em separado. E a constância de certas características avaliadas no teste como um todo que dará a relativa certeza de um diagnóstico (ex.: testes de personalidade em geral).
Segundo a Finalidade:
TESTES DE VELOCIDADE OU DE RAPIDEZ – medem a rapidez de raciocínio ou execução de determinada tarefa. Caracterizam-se pelo tempo certo de administração e pelo fato de serem homogêneos, isto é, medirem os mesmos fatos comuns em todos os itens muito fáceis para se ter como variável apenas a rapidez de execução.
TESTES DE POTÊNCIA OU NÍVEL - são aqueles que medem, não a rapidez da execução, mas a qualidade da mesma. Avaliam a potencialidade do indivíduo em relação a alguma característica. Os itens apresentam-se em dificuldade crescente – teste heterogêneo- e isso toma mais tempo para a sua realização. Não se pode dizer que o tempo é ilimitado, pois isso implicaria ter-se que estar à disposição do testando.
Segundo a Influência do Examinador: Esse é um critério importante, já que a influência do examinador pode favorecer ou desfavorecer o escore do examinando.
TESTES PESSOAIS - Nos casos em que é extremamente necessária a presença do examinador para explicar a tarefa, observar atitudes, etc., sua personalidade e sua conduta influem consideravelmente no resultado.