CLASSIFICAÇÃO PERIODICA DOS ELEMENTOS
Em 1869, o professor universitário da Rússia Dmitri Mendeleev organizou a primeira tabela dos elementos.
Na tabela periódica atual encontramos informações como o nome dos elementos, seus símbolos e seus números atômicas.
O conceito de massa atômica é uma ideia muito importante para o estudo da Química, para a elaboração de previsões e para a interpretação de experimentos. (Massa atômica não é o mesmo que número de massa, embora haja uma relação entre ambos.)
Mendeleev ordenou os elementos de acordo com a sequencia crescente de suas massas atômicas. Percebeu, contudo, que algumas pequenas inversões eram necessárias para que os elementos ficassem corretamente posicionados juntamente a outros com propriedades semelhantes.
Os conceitos da tabela foram evoluídos com o tempo até chegarmos à tabela periódica atual:
A classificação periódica dos elementos é feita baseada na Tabela Periódica. A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos.
As fileiras horizontais na tabela periódica são chamadas períodos e as colunas verticais são chamadas grupos. A primeira coluna (grupo 1) da tabela periódica é a dos metais alcalinos e a última coluna (grupo 18) é a dos gases nobres. As propriedades dos elementos do mesmo grupo são semelhantes.
Existem sete Períodos e são:
1° camada K
2° camada L
3° camada M
4° camada N
5° camada O
6° camada P
7° camada Q
Na Tabela Periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica:
Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos.
Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.
Além disso, podemos