Classificação fiscal e jurídica da mepresa
É a unidade produtora ou organismo econômico através do qual se combinam os fatores da produção, tendo em vista o desenvolvimento de um determinado ramo de atividade econômica, para obtenção de bens ou serviços, objetivando o lucro.
O objetivo de uma empresa é o lucro, porém muitos organismos econômicos por terem a mesma estrutura organizacional são considerados uma empresa. Estas unidades produtores têm em seu objetivo o cunho filantrópico ou apenas a sua própria manutenção como as entidades, associações, alguns tipos de clubes, sindicatos, conselhos, entre outros.
Além da definição do que é uma empresa, é preciso conhecer a sua classificação econômico, fiscal e jurídica.
CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICO DAS EMPRESAS
A economia de um local, ou o conjunto de atividades de produção e distribuição de riquezas de uma sociedade, pode ser dividido em três setores básicos:
Setor Primário: Compreende a agricultura, pecuária e a exploração dos recursos naturais tais como: vegetais e animais.
Setor Secundário: Abrange a indústria e toda atividade relacionada à transformação de bens.
Setor Terciário: São os serviços de toda a espécie tais como: comércio, ensino, saúde, transportes, comunicações, lazer, entre outros.
Assim, todas as empresas estão necessariamente incluídas em algum desses setores, e podemos classificá-las sob o ponto de vista de suas atividades.
• Empresas industrias: extraem e coletam recursos naturais.
• Empresas agropecuárias: podem ser divididas em:
Agrícolas: plantam, cultivam e colhem diversos produtos agrícolas;
Pecuárias: criam, produzem e exploram os derivados de animais bovinos, equinos, suínos, etc.
• Empresas industriais: realizam a transformação de bens, dando-lhes novas formas ou modificando algumas características.
• Empresas comerciais: são aquelas que compram e vendem mercadorias, comercializando bens (produtos). Exemplos: loja, bares. Magazines, supermercados, farmácias,