Classificação dos ângulos
INTRODUÇÃO
A maioria das civilizações antigas, como a dos Egípcios, Babilônios, Hindus e Chineses, já conheciam as figuras geométricas e tinha uma noção precisa de ângulos. Esses conhecimentos eram utilizados principalmente na determinação das medidas de áreas, na astronomia e arquitetura. Com o passar do tempo, ampliam-se as aplicação do conceito de ângulos e do estudo de suas medidas. Hoje vemos com frequência suas aplicações na engenharia civil (construção de estradas, rampas, paredes inclinadas), transporte aéreos e marítimos, cartas geográficas e entres outros.
Ângulos
Ângulo é a figura formada por duas semirretas que têm a mesma origem. As semirretas são os lados do ângulo e a origem chama-se vértice do ângulo. A abertura pode ser medida. O – Vértice do ângulo, ponto de origem. OA e OB: são os lados do ângulo. Indicação: AÔB (Lê-se “ângulo AOB”).
Um ângulo é medido em graus, que é indicado pelo símbolo º . O grau originou-se da divisão de um círculo em 360 partes iguais. Cada uma dessas corresponde a 1 grau.
A volta completa tem 360°
Ângulos no nosso cotidiano
Vários objetos presentes no nosso dia-a-dia sugerem a ideia de ângulo. Observe alguns deles.
MEDIDA DE UM ÂNGULO
Um ângulo é medido, com um instrumento chamado transferidor. Para medir um ângulo, basta ajustar o transferidor sobre o ângulo da seguinte forma: * Colocar o centro do transferidor O no vértice do ângulo * Fazer coincidir a linha horizontal que passa pelo centro com um dos lados do ângulo. * Medir a graduação correspondente ao outro lado do ângulo.
O transferidor abaixo está indicando 120°.
TIPOS DE ÂNGULOS
Ângulo agudo
O ângulo se torna agudo quando sua medida é menor que a medida de um ângulo reto de 90°.
Ângulo obtuso
O ângulo se torna obtuso quando sua medida é maior que a medida de um ângulo reto de 90°.
Ângulo raso
O ângulo se