Classificação dos materiais quanto a condutividade elétrica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA ELÉTRICA
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAS QUANTO A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
LONDRINA
ABRIL / 2012
WENDER LOPES MORI
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAS QUANTO A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
Portfólio apresentado ao curso de engenharia elétrica na disciplina TIC de eletricidade.
LONDRINA
ABRIL / 2012
RESUMO
Todos os corpos são constituídos por átomos e estes são formados por partículas com pequenas dimensões que são os nêutrons (não possuem carga), os prótons (partículas de carga positiva) e os elétrons (partículas de carga negativa). Os nêutrons juntamente com os prótons ficam no interior do núcleo, e os elétrons ficam na eletrosfera. Para manter esses elétrons sempre em órbita na eletrosfera, existem forças internas que os seguram, não deixando que os mesmos escapem. No entanto, quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo, mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, pois, dessa forma, pode se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livres.
O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. São chamados de condutores s aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Este é um elemento químico que possui dois elétrons na última camada, os quais estão fracamente ligados ao núcleo. Dessa forma, o ferro se torna um ótimo condutor de eletricidade.
Com estudos mais recentes este leque se abre abrangendo também os semicondutores, usados em larga escala na eletrônica, e os supercondutores