classificação dos cavacos
O tamanho correto é crucial para o consumo de cavacos, já que determinadas caldeiras, por exemplo, irão operar de forma bem mais eficiente com a correta granulométrica do material. As duas principais questões quanto ao tamanho é a granulométrica nominal e a distribuição da granulométrica produzida.
A granulométrica nominal se refere á faixa de variação a qual a maioria dos cavacos deveria ocupar.
A distribuição da granulométrica se refere á propagação do tamanho das partículas e a proporção em cada tamanho de classe da partícula.
A classificação dos cavacos de madeiras é de grande importância pois permite ao fabricante da caldeira especificar corretamente o combustível de madeira para o sistema da caldeira. Os compradores de cavacos podem incluir como condições de contrato com os fornecedores a classificação dos cavacos. A especificação correta é crucial para todos os consumidores de cavacos de madeira já que as caldeiras irão operar de forma mais eficiente com o correto tamanho do material.
Tamanho dos cavacos:
Cavaco fino: ate 3 mm
Cavaco pequeno: 8 mm
Cavaco médio: 16 mm
Cavaco comum: 25 mm
Cavaco grande: 45 mm
Cavaco extragrande: 64 mm
Cavaco acima de 100 mm
O tamanho dos cavacos é influenciado pelo:
Tipo do picador
Velocidade de avanço x rotação
Ângulo de corte das facas
Espécie de arvores
Presença de contaminantes
Dureza da madeira
Teor de umidade
A correta classificação dos cavacos permite prever a energia liberada na combustão. Cavacos muito grandes impedem o fluxo do material, causando entupimento e já as partículas muito finas queimam rapidamente, conduzindo a variação de calor e a formação de cinzas.
Biografia
http://www.lippel.com.br/lippel/uploads/downloads/05-05-2014-10-36qualidade-dos-cavacos-para-combustao.pdf