Classificação do Aeroportos do Brasil
A Classificação dos aeroportos brasileiros feita pela Infraero se da através de um estudo de informações como: número de usuários por ano, importância do aeroporto no cenário nacional, movimentação de cargas exportadas e importadas através dos aeroportos e região em que está localizado. Aeroportos que recebem mais de 1 milhão de usuário ao ano são considerados aeroportos de grande porte, portanto já estarão dentro da classificação de 1ª Categoria.
Aeroportos de 1ª Categoria
Aeroportos de 2ª Categoria
Continuação da 2ª Categoria
Aeroportos de 3ª Categoria
Aeroportos de 4ª Categoria
Tarifas Aeroportuarias
Tarifas de Embarques Domésticos Tarifas de Embarques Internacionais
Tarifas Aeroportuárias utilizadas nos Cálculos dos Preços Aplicáveis ao Transporte Aéreo Regular e Não Regular (Voo Charter – Grupo I)
Tarifas de Pousos
Tarifa de Permanência
TAN
TAT APP
TAT ADR
Os valores de tarifas internacionais de Auxilio à Navegação Aérea (TAN e TAT) deverão ser convertidos sem moeda nacional corrente, utilizando-se a taxa de cambio comercial de venda de fechamento em vigor no dia da operação (à vista), ou cambio vigente no dia da emissão da fatura (à posteriori).
De acordo com a resolução 180/ANAC de 25/01/2011 e Resolução nº 216, de 30/01/2012 foram estabelecidos valores tetos para as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência e dos preços unificado e de permanência, para os aeroportos públicos que não estejam sob condições tarifárias específicas definidas em ato de autorização ou contrato de concessão, podendo o administrador do aeroporto majorá-las em até 20% e aplicar descontos sem limites.
Nos aeroportos de 3ª e 4ª categoria administrados pela INFRAERO, é oferecido desconto de 64% sobre as tarifas de pouso e permanência domésticas, para as empresas do Grupo I (aviação regular)
Os valores constantes deste item já estão acrescidos do