classificação de poços
a) Poço Pioneiro (tipo 1)
b) Poço estatigráfico (tipo2)
c) Poço de extensão ou delimitatório (tipo 3)
d) Poço pioneiro adjacente (tipo 4)
e) Poço de jazida mais rasa ou mais profunda (tipo 5 ou 6)
Poço Exploratório
É aquele que tem por objetivo a descoberta de novos campos ou novas jazidas de petróleo, a avaliação das reservas e sua extensão ou simplesmente a obtenção de novos dados para complementar as avaliações geológicas.
a) Poço pioneiro (tipo 1) É o primeiro poço perfurado em uma área em busca de jazida. Caso no poço encontre-se a formação portadora do petróleo, normalmente prossegue-se a perfuração até o embasamento, a procura de outras possíveis zonas produtoras.
Normalmente neste poço são solicitados várias amostras de calha, essas amostras são de importância fundamental para a localização de possíveis zonas produtoras
b) Poço estatigráfico (tipo 2)
É um poço perfurado para estudo da coluna geológica e dos fluídos contidos nas formações de uma bacia sedimentar descoberta por mapeamento geológico.
A perfuração pode ir até o embasamento (rocha que se encontra abaixo das rochas sedimentares). A finalidade deste poço é obter informações sobre a disposição sequêncial das rochas de subsuperfície Esses dados serão utilizados para programações exploratórias posteriores.
c) Poço de extensão ou delimitatório (tipo 3)
O seu principal objetivo é delimitar um campo ou um reservatório já descoberto.
Os poços são perfurados com um maior espaçamento entre um poço e outro que os de desenvolvimento. Ocorre fora dos limites provados de uma jazida com o objetivo de ampliá-la ou delimitá-la. A delimitação poderá ser feita : - Antes - Durante
- ou após o desenvolvimento do poço.
d) Poço pioneiro adjacente (tipo 4)
É perfurado após a delimitação preliminar do campo.
O objetivo é descobrir novas jazidas adjacentes.
Caso se obtenha sucesso, esse poço implicará na descoberta de nova