Classificação de Materiais
Segundo Viana (2006, p. 51)
A classificação é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Grande parte do sucesso no gerenciamento de estoques depende fundamentalmente de bem classificar os materiais da empresa.
Classificar materiais é reunir itens de estoque de acordo com suas características semelhantes. O sistema classificatório permite identificar e decidir prioridades referentes a suprimentos na empresa. Uma eficiente gestão de estoques, em que os materiais necessários ao funcionamento da empresa não faltam, depende de uma boa classificação dos materiais.
Dentro das empresas existem vários tipos de classificação de materiais. Estudaremos somente os mais comuns e conhecidos, o que lhe permitirá entender o processo e, se necessário, adaptá-los às necessidades de cada empresa.
Para Viana (2006) um bom método de classificação deve ter algumas características: ser abrangente, flexível e prático.
Abrangência: deve tratar de um conjunto de características, em vez de reunir apenas materiais para serem classificados;
Flexibilidade: deve permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação de modo que se obtenha ampla visão do gerenciamento do estoque;
Praticidade: a classificação deve ser simples e direta.
Para atender às necessidades de cada empresa, é necessária uma divisão que norteie os vários tipos de classificação.
Tipos de Classificação
Para Viana (2006, p.52-63) os principais tipos de classificação são:
Por tipo de demanda
Materiais Críticos
Perecibilidade
Quanto à periculosidade
Possibilidade de fazer ou comprar
Tipos de estocagem
Dificuldade de aquisição
Mercado fornecedor
Nós abordaremos as principais características e subdivisões de cada um deles, iniciaremos com a classificação por tipo de demanda.
Por tipo de demanda
A classificação por tipo de demanda é uma classificação bastante utilizada nas empresas. Ela se divide emmateriais não de estoque e materiais de estoque.