Classificação de doenças vegetais
ALGUNS TIPOS DE DOENÇAS (resumo)
Podridões de órgãos de reserva
As doenças que causam destruição de órgãos de armazenamento compreendem os diversos tipos de podridões que ocorrem em frutos, sementes e órgãos de reserva. As podridões podem ser secas ou moles. As secas, também chamadas podridões duras, ocorre tanto em sementes como nos frutos, nestes os tecidos atacados perdem água, fato que leva à mumificação de órgão. As podridões moles ou aquosas levam à decomposição total de órgãos suculentos como frutos, tubérculos e raízes.
São causados por fungos e bactérias saprofitas que ocorrem no ar ou no solo.
A importância das podridões em órgãos de armazenamento pode ser interpretadas de formas distintas: sob o ponto de vista botânico e econômico. Primeiro caso botanico, é desejável o apedrcimento do fruto para que ocorra a liberação e posterior germinação da semente. Caso econômico os órgãos de reserva são produtos de valor econômico e a sua deteriorização deve ser evitada; é neste contexto que as podridões de órgãos de reserva são considerados como doenças de pos colheita.
O controle da podridões deve ser iniciada no campo, ainda antes da colheita. Escolher terreno de boa drenagem, evitar locais infectados e promover rotação de cultura em áreas com alta população de patógenos, são praticas q devem ser observadas para o caso de bactérias. A aplicação de produtos químicos para proteção de frutos ainda presos à planta é viável para algumas podridões fungicas.
Doenças Vasculares
Também conhecida por murcha _ é um sistema que pode ter diferentes causas, como a deficiência hídrica do solo, a insuficiente absorção de água pelas raízes ou a descontinuidade da translocação, pelo xilema da água absorvida.
Agentes causais são fungos e bactérias, considerados parasitas facultativos, que sobrevivem na ausência do hospedeiro, em restos de cultura e na matéria orgânica presente no solo.
Um aspecto importante em relação ao controle é que a