Classificação de custos e métodos de custeio.
Módulo: 1
Atividade: 1
Título: Classificação de custos e métodos de custeio.
Aluno:
Disciplina: Administração Financeira de Longo Prazo
Turma:
Introdução
O que é a contabilidade de custos?
Qual é o seu objetivo?
Qual a sua aplicação?
Quais os principais métodos de custeio?
Como identificar o melhor método de custeio?
Estas são algumas perguntas que iremos utilizar como objeto de estudo, e compreender um pouco mais sobre a contabilidade de custos.
Justificativa
A classificação e métodos de custeio são essenciais para as entidades que produzem bens ou serviços, ou seja, o objeto de custeio.
Objeto de custeio são os bens e serviços produzidos pelas empresas, e como exemplo:
Bens: carros, computadores, bicicletas, smartphones, entre outros;
Serviços: telefonia móvel ou fixa, desenvolvimento de softwares, entre outros;
A definição do método de custeio é essencial para que os gestores de uma entidade possam tomar decisões, como por exemplo: aumentar ou diminuir a produção de bens ou serviços de acordo com a área de atuação da entidade.
Desenvolvimento
Após a breve descrição justificando a utilização de um método de custeio, vamos entender os questionamentos feitos no início da atividade sobre o nosso objeto de estudo.
O que é a contabilidade de custos?
A contabilidade de custos tem por objetivo mensurar os custos das entidades em sua produção, sejam estes bens ou serviços. Essa mensuração ocorre a partir do acompanhamento contábil da entidade, ou seja, a partir das demonstrações financeiras da empresa é possível gerar as devidas informações aos gestores, para que estes possam tomar as decisões e manter o controle sobre o processo, visando à saúde financeira da empresa.
Qual é o seu objetivo?
O objetivo da contabilidade de custos é prover controle sobre: estoque, apuração de custos dos produtos/serviços, precificar produtos/serviços, investimentos ou desinvestimentos,