Classificação das mamas
Os fatores radiográficos técnicos para qualquer parte do corpo são determinados principalmente por sua espessura, no entanto na mamografia tanto a espessura da mama comprima quanto á densidade tecidual contribuem para a seleção dos fatores de exposição. É fácil determinar o tamanho e a espessura da mama, mas a densidade mamária é menos óbvia e exige informações adicionais.
A densidade relativa da mama é principalmente afetada pelas características mamarias inerente a cada paciente, estado hormonal, idade e gestação. A glândula mamária sofre alterações cíclicas associadas á elevação e queda das secreções hormonais durante o ciclo menstrual, alterações durante a gravidez e lactação graduais que ocorrem durante toda a vida da paciente.
2 - CLASSIFICAÇÕES DAS MAMAS
Todavia, em termos gerais, as mamas podem ser classificadas em três categorias amplas, dependendo das quantidades relativas de tecidos glandulares veros tecidos adiposos:
2.1- Mama Fibroglandular
A primeira categoria é a mama Fibroglandular. Geralmente, a mama mais jovem é bastante densa, por conter uma quantidade relativamente pequena de tecido gorduroso. A faixa etária comum para a categoria fibroglandular se situa entre a pos-puberdade ate cerda de 30 anos de idade. Contudo, as mulheres acima dos 30 anos de idade que nunca deram a luz a um recém-nascido vivo provavelmente também estarão incluída nesse grupo geral. Gestante e mulheres na fase de lactação qualquer idade também são agrupadas aqui , porque possuem um tipo muito denso de mama
2.2 –Mama Fibrogordurosa Uma segunda categoria é a da mama fibrogordurosa. À medida que a mulher envelhece e sofre maiores alterações nos tecidos mamários, a pequena quantidade de tecido gorduroso gradualmente se desvia para uma distribuição mais equânime de gordura e de tecido fibroglandular. Por conseguinte, no grupo etário de 30 a 50 anos de idade, a mama não é tão densa quanto no grupo mais jovem.