Classificação das dobras
As dobras podem ser classificadas em dois tipos:
• Atectônicas = relacionadas com a dinâmina externa do planeta. São formadas na superfície ou próxima a ela, em condições muito semelhantes às condições ambiente, sendo desencadeadas pela ação da força da gravidade e possuem expressão apenas local.
• Tectônicas = relacionadas com a dinâmica interna. Essas são formadas sob condições variadas de esforço, temperatura e pressão, sendo mais relacionados com processos de evolução crustal, em particular com a formação de cadeias de montanhas.
As dobras tectônicas são formadas por dois mecanismos básicos: flambagem e cisalhamento.
• Flambagem: promove o encurtamento das camadas perpendiculares à superfície axial das dobras preservando porém a espessura e o comprimento das mesmas.
• Cisalhamento: as dobras formadas por esse mecanismo são acompanhadas de mudanças na espessura e comprimento das camadas
CLASSIFICAÇÃO DAS DOBRAS
• Classificação com base na linha de charneira e superficie axial:
Permite classificar em dois grupos: um com linha de charneira reta e outra com linha de charneira curva, em ambos os casos serve para as dobras cilindricas (ver figura)
Com base na superficie axial pode ser em relação a simetria da dobra ou em relação à sua posição no espaço.
• Classificação com base na superfície dobrada:
Essa classificação leva em consideração o ângulo inter-flancos de uma dobra. Isto é determinada a partir a partir de duas tangentes que passam nos pontos de inflexão da superfície dobrada. As dobras são classificadas em suaves, abertas, fechadas, apertadas ou cerradas e isoclinais.
• Classificação com base em critérios geométricos e estratigráficos:
De acordo com esse critério, são distinguidas dobras com fechamento para cima, antiforme ou, para baixo, sinforme.