classificação das constituições
Quanto à origem a constituição pode ser promulgada, quando esta possuir legitimidade popular, onde o povo participa do processo de elaboração, ainda que de forma indireta, por meio de seus representantes, constituição promulgada e sinônimo de constituição democrática. E ainda pode ser outorgada, autocrática ou ditatorial, é uma constituição não dotada de legitimidade popular, pois o povo não participa de seu processo de formação, nem por meio de representantes, possuindo punho autocrático. Ainda quanto sua origem a constituição pode vir a ser cesarista, que na qual o povo não participa do processo de elaboração, mas posteriormente a sua elaboração, ela e submetida a um referendo popular para rejeitar ou ratificar o documento constitucional.
Sua estabilidade pode ser rígida, e um processo especial mais solene e difícil para sua alteração do que o da formação das leis ordinárias é uma constituição que exige procedimentos especiais para sua modificação. Flexível, é a que não necessita de procedimentos especiais para a sua modificação, podendo ser alterada por qualquer procedimento ordinário comum. Semi-rigida ou Semi-flexivel, é a constituição que possui uma parte rígida, que necessita de procedimentos especiais para ser modificada, e uma parte flexível que não necessita de procedimentos especiais para ser modificada.
Extensão pode ser analítica ou extensa é a constituição chamada também de extensa, pois enuncia princípios e regras de forma exaustiva, detalhista de caráter codificante, ex: constituição portuguesa de 1976, e constituição espanhola de 1978. Sintética é também chamada de constituição sucinta ou resumida, que enunciam princípios de forma sintética. Trazem apenas conteúdos materiais, ex: constituição americana de 1787.