Classificaçao de pe
Uma política económica deve ter sempre um horizone temporal definido. A este respeito podem-se considerar duas possibilidades :
- período durante o qual se accionam os instrumentos ; - período que decorre até se tornarem visíveis os resultados da política.
Aqui vamos considerar a 2ª hipótese.
Política de curto prazo – esperam-se resultados num prazo curto (1-2 anos) ;
Política de médio prazo - (3-6anos)
Política de longo prazo – ( > 6 anos)
Também existem efeitos não pretendidos das políticas . Uma política de curto prazo pode ter efeitos de médio ou longo prazo, e inversamente.
Políticas económicas conjunturais – são as políticas de curto prazo que se destinam a corrigir os desequilíbrios que se vão gerando no sistema económico ( inflação, desemprego, etc.). Assumem um carácter essencialmente macroeconómico.
Políticas económicas estruturais- são as políticas de médio ou longo prazo que se destinam a criar as condições para um crescimento económico rápido e equilibrado.Assumem um carácter microeconómico e, em determinados casos, um carácter simultaneamente micro e macroeconómico.
Em termos da componente ideológica das políticas estas podem classificar-se em :
Políticas económicas liberais – destinam-se, fundamentalmente, a melhorar a eficiência dos mercados e a reduzir ao mínimo indispensável a intervenção dos poderes públicos no sistema económico,
Políticas económicas intervencionistas – baseiam-se numa maior intervenção mdos poderes públicos na economia, substituindo em alguns casos o funcionamento do mercado, de modo a alcançar os resultados previamente estabelecidos.
Estes dois conceitos são extremos, na prática o que existe é um contínuo de hipóteses entre as políticas liberais radicais (laissez faire, laissez passer) e as políticas intervencionistas radicais (política económica soviética até ao final dos anos 80 do século XX).