classificacao odos poriferos

884 palavras 4 páginas
Classificação dos Poríferos

O porífero, também chamado de esponja, pertence ao filo Porifera e é um animal que se caracteriza por possuir o corpo cheio de poros microscópicos. São animais aquáticos, encontrados em mares polares e tropicais.
Os poríferos são animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc. e não apresentam nenhum tipo de movimentação. Suas cores variam entre cinza, vermelho, laranja e violeta, e suas formas são bem variadas, podendo medir desde poucos centímetros até dois metros de altura.

Estrutura:

Os poríferos são animais que possuem uma estrutura corporal muito simples (composta de células encontradas somente nesses animais e outros órgãos, como o ósculo e o átrio). Dentre as células localizadas nesses animais podemos citar os porócitos, que são encontrados na parte externa do corpo do animal e que permitem que a água penetre no interior do corpo do porífero; e os coanócitos, que são encontrados no interior do corpo do porífero e possuem flagelos que movimentam a água no interior do corpo do animal, conseguindo, dessa forma, captar partículas de alimento e fazer trocas gasosas.
Como os poríferos conseguem filtrar as partículas de alimento presentes na água e se alimentar delas, nós os chamamos de animais filtradores.
No interior de todos os poríferos há uma cavidade que nós chamamos deátrio, local onde a água fica até ser filtrada pelos coanócitos. Depois de filtrada, essa água sai lentamente pelo ósculo. As esponjas podem apresentar três estruturas básicas: Ascon, Sicon, e Leucon.

Ascon: é o mias simples. A parede é fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela. Esta é revestida por coanócitos. As esponjas do gênero Leucosoleina pertencem aos ascons..

Sícon: a parede do corpo é formada por projeções em forma de dedos. Identificam-se dois tipos de canais: os inalantes e os radiais. A água penetra pelas camadas radiais, indo para a espongiocela. Os canais radiais são revestidos internamente

Relacionados