CLASSIFICACAO DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS
360 palavras
2 páginas
INTRODUCAO No mundo tropical têm sido utilizadas com eficiência com eficácia principalmente para atender as seguintes necessidades: produção de alimentos, associando cultivos agrícolas, feijão, arroz, milho e mandioca etc. Com o manejo de espécies florestais de valores, a provisão de sombra em cultivos de rendimento e exportação.
DESENVOLVIMENTO
Sistema Agro-florestal, e um sistema sustentável de manejo de solo e de plantas que procura aumentar a produção de forma continua, combinando produção de arvores (incluindo frutíferas e outros), com espécies agrícolas e animais simultaneamente ou sequencialmente na mesma área, utilizando praticas de manejo compatíveis com a cultura da população local.
Segundo Macedo (2000), SAFs são sistemas de uso dos recursos naturais que integram consorciacoes de arvores e culturas agrícolas ou animais de forma cientifica ecologicamente desejável, praticamente factível, e socialmente aceitável, pelo produtor rural de modo que este obtenha os benefícios das interacções ecológicas e económicas resultantes.
Espécies florestais podem ser combinadas, com uma ou mais espécies agrícolas ou de animais, no caso de de espécies de porte medico, como citros, café, cacau e outras que apresentam o mesmo porte mão são consideradas como componentes florestais em sistemas agro-florestais, isso em virtude do facto dessas espécies terem passado por um longo processo de domesticação e melhoramento genético, sendo hoje cultivos agrícolas perenes, quando o uso dessas espécies devemos consorcia-las com espécies florestais não domesticadas para obtenção de um legitimo sistema agro-florestal.
Dentro de um sistema agro-florestal as espécies florestais tem alem do papel de fornecer produtos úteis para o agricultor, o papel de manter a fertilidade do solo e biodiversidade. As