classificacao das infraccoes penais
Introdução
O presente trabalho enquadra se na cadeira de Doutrina Social da Igreja, cujo tema é: Moral e Economia e, visa proporcional, de uma maneira esmiuçada, aspectos didáctico cientifico referentes ao acima enunciado. No entanto, abordaremos sobre o conceito da moral no âmbito filosófico e histórico, e o conceito da economia, abordagem científica, sistemas económicos, o papel do estado na economia e tipo de intervenção de estado na economia, a relação entre amoral e economia, dimensão moral da economia, o objecto da economia e finalmente a conclusão
Moral e economia
Conceito
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do quotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes.
Segundo Adam smith os princípios morais derivam das experiências históricas e os seus processos produtivos. As regras estabelecidas pela sociedade foram aplicadas a medida que se tornaram eficiente e úteis.
Segundo David Home, observa a moral de uma forma egoísta demonstrou amoral este intimamente ligado a paixão e não a razão.
Segundo Kant, defendia a razão como base da moral, partindo do principio de identidade, o comportamento humano esta relacionado com a identificação no outro, ou seja acção das pessoas influenciam no comportamento do indivíduo, tornando-se desta forma o comportamento uma lei universal. E no dizer do Kant, na segunda metade do Sec XVIII, que surgiu com força um pensamento de natureza deontológica, que inaugura uma moral que, com razão ou sem ela se passou a chamar moral formal, é a forma do dever que se impõe imediatamente a consciência moral. Na medida em que o ser humano é um ser racional, os seus actos devem ser conformes á razão, é portanto o)nervos) do primeiro imperativo que sustenta toda a legalidade das