Classifica O Materiais
A classificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na estrutura atômica e química:
Metais
Cerâmicas
Polímeros
Compósitos (combinação de dois ou mais)
Semicondutores (características elétricas peculiares)
Biomateriais (Mat. Biocompatíveis)
METAIS:
São normalmente combinações de elementos metálicos. Possuem grande número de elétrons não-localizados, ou seja, não estão ligados a qualquer átomo em particular. Propriedades: Condutores de eletricidade e calor; Não transparentes à luz visível;
Têm aparência lustrosa quando polidos; Geralmente são resistentes e deformáveis; São muito utilizados para aplicações estruturais.
CERÂMICOS:
Compostos entre os elementos metálicos e não-metálicos; são frequentemente óxidos, nitretos e carbetos. Propriedades: Isolantes de eletricidade e calor; Resistentes à alta temperatura e ambientes abrasivos; Duros, porém muito quebradiços.
POLÍMEROS:
Compreendem os materiais comuns de plástico e borracha. Muitos deles são compostos orgânicos que tem sua química baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elementos não-metálicos; além disso, possuem estruturas moleculares muito grandes.
Propriedades:
Alta flexibilidade; Baixa densidade.
COMPÓSITOS:
São constituídos de mais de um tipo de material insolúveis entre si;
São “desenhados” para apresentarem a combinação das melhores características de cada material constituinte;
Muitos dos recentes desenvolvimentos em materiais envolvem materiais compósitos;
Um exemplo clássico é o compósito de matriz polimérica com fibra de vidro. O material compósito apresenta a resistência da fibra de vidro associado a flexibilidade do polímero.
SEMICONDUTORES:
Apresentam propriedades elétricas que são intermediárias entre metais e isolantes;
As características elétricas são extremamente sensíveis à presença de pequenas quantidades de impurezas, cuja concentração pode ser controlada em pequenas regiões do material;
Os