Classifica O Dos Seres Vivos
Classificação dos seres vivos segundo Aristóteles:
O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles no século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução e por terem ou não sangue vermelho. O seu discípulo Teofrasto classificou as plantas por seu uso e forma de cultivo.
Classificação dos seres vivos segundo Lineu: O naturalista, médico e professor sueco Karl von linée, cujo o nome em português é Lineu, criou um sistema de classificação e de nomenclatura, em 1735, que é usado até hoje com poucas modificações. No sistema de Lineu, todos os seres vivos são agrupados em diferentes categorias. Ao todo são sete categorias taxonómicas. A maior e mais abrangente é o reino. Cada reino é dividido em filos, Cada filo é subdividido em classes. Cada classe é subdividida em ordens. Cada ordem é subdividida em famílias. Cada família é subdividida em gênero. Cada gênero é subdividido em espécies. A espécie é a categoria básica. Nela encontram-se os indivíduos que são capazes de se reproduzir entre si e de produzir descendentes férteis. Quanto maior for a semelhança entre dois seres, maior deve ser seu parentesco e, da mesma forma, esses indivíduos deverão apresentar muitas categorias taxonómicas em comum.
Classificação dos seres vivos segundo Whittaker:
Whittaker propôs em 1969 uma nova classificação dos organismos, em cinco reinos, que é classificação atualmente adotada. Esses reinos, que se diferenciam pelo tipo de nutrição do ser vivo e pela organização de suas células, são os seguintes:
Monera : inclui os organismos procarióticos bactérias e algas azuis.
Protista : os protozoários (seres eucarióticos, unicelulares e heterotróficos) e as algas (eucarióticos, unicelulares e autotróficos fotossintetizantes com pouca diferenciação das células)
Fungi: os fungos, uni ou pluricelulares, heterotróficos e que não possuem tecido organizado.
Plantae (ou Metaphyta): os vegetais, eucarióticos, multicelulares, que possuem