Classifica o de Florestas 2
Árvores: Possui a consistência do corpo lenhosa, ou seja, tem cor de madeira, com uma resistência chamada lignina. São de grande porte (15m a 30m), se desenvolve no solo, onde a mesma obtém água e recursos.
Arbustos: Também são lenhosas e se desenvolvem no solo, de onde obtém nutrientes, porém são de porte médio (5m a 6m).
Epífitas: São herbáceas (ervas), ou seja, não possui a consistência do corpo lenhosa, possui raízes aéreas e nunca toca no solo. É uma planta que se desenvolve em outra planta, retira nutrientes da atmosfera e não do seu hospedeiro.
Hemiepífitas: Podem ser herbáceas ou lenhosas, iniciam seu desenvolvimento em outra planta e suas raízes vão em direção ao solo, portanto, adquiri nutrientes tanto da atmosfera quanto do solo.
Trepadeiras: Podem ser lenhosas ou herbáceas, suas raízes estão no solo, de onde adquirem nutrientes necessários. Se apoia em plantas ou em objetos para obter um crescimento vertical, caso não consiga, ela vive como uma planta rasteira até encontrar uma sustentação.
Parasitas: São herbáceas, iniciam seu desenvolvimento em outra planta, de onde retiram os nutrientes necessários para sobrevivência, atrapalhando o desenvolvimento da mesma, podendo até mesmo levar a morte.
Hemiparasitas: É um tipo de parasita que não depende totalmente de seu hospedeiro, mas como possui clorofila em suas folhas verdes, realiza a fotossíntese e produz seus próprios compostos.
2-
Raunkiaer se baseou no papel de que cada ser desempenhava na vegetação de um certo lugar e como esta espécie completa seu ciclo de vida em condições desfavoráveis. Assim, seu sistema de classificação tinha como proposição básica o nível de proteção conferido ás gemas das plantas, que permitiriam sobrevivência em condições desfavoráveis e rebrotamento em condições menos estressantes.
3-
A-
Fanerófitos: Plantas lenhosas com gemas aéreas vegetativas acima de 25 cm (Raunkiaer 1934), geralmente são arbustos ou árvores.
B-
Caméfitos: Apresentam gemas vegetativas no