CLASSIFICA O DAS SOLU ES
Campina Grande – PB
12 de fevereiro de 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1 1.1. OBJETIVOS 1
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3. MATERIAL E MÉTODOS 3 3.1. MATERIAL UTILIZADO 3 3.2. RELATO DO EXPERIMENTO 3
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea entre o soluto e solvente, podendo ser uma ou mais substâncias, e a concentração dessa solução é a relação entre uma quantidade determinada de soluto e outra quantidade determinada de solvente, dando, assim, características dessa solução.
1.1. OBJETIVOS
O objetivo do experimento consiste em reconhecer e classificar as soluções pelo seu coeficiente de solubilidade; Classificar as soluções quanto a fase de agregação; Interpretar as curvas de solubilidade das soluções e iniciar o estudo sobre as soluções, suas características e fases.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA As soluções podem ser classificadas de algumas maneiras, como pela sua fase de agregação, que diz respeito ao seu estado físico (sólida, líquida e gasosa), quanto a natureza das partículas (iônicas ou moleculares) que não será citado, e pelo seu coeficiente de solubilidade [insaturada, saturada, saturada com precipitado (ppt) e supersaturada].
Em uma solução sólida, há a mistura de materiais em seu estado sólidos, por exemplo, o Ouro 24k. Em uma solução gasosa há a mistura de gases, como a atmosfera (em pequenas quantidades). Já a solução líquida pode ser de três tipos:
Solução líquido/líquido e solução líquido/sólido: Em que a pressão exercida sobre a solução não atua significativamente sobre o coeficiente de solubilidade, e o aumento da temperatura aumenta o coeficiente, ou seja, ela é diretamente proporcional, chamada de Endotérmica (absorve energia);
Solução líquido/gás: Em que a pressão exercida na solução é diretamente proporcional ao seu coeficiente de