Classifica o das plantas
CENTRO PAULA SOUZA
Disciplina: Dinâmica de Sistemas
Tema do trabalho: Classificação dos vegetais e relações ecológicas
Nome: Beatriz de Oliveira Garcia-nº6
1º ETIM Meio Ambiente
Professora Aline
Jacareí: 17/07/2015
Classificação dos vegetais e relações ecológicas
Classificação dos vegetais
As plantas são seres eucariontes (que apresentam uma membrana denominada carioteca que envolve o material genético da célula); autotróficas
(obtêm seu próprio alimento através da realização da fotossíntese que é o processo de captar gás carbônico; água e luz solar onde se realizará uma reação química a fim de liberar oxigênio e água e obter a glicose que, por sua vez ,dará energia para a planta e o que não for utilizado será armazenado na forma de amido). Além disso, são pluricelulares, isto é, apresentam várias células que formam os diferentes tecidos constituintes de sua formação. Suas células não apresentam centríolo, o que diferencia das células animais. Essa organela realiza a divisão celular.
Existem também dentro de suas células os vacúolos que regulam a quantidade de água existente no seu interior e os plastos que são estruturas que contém pigmentos como a clorofila que auxiliam na absorção da luz solar para a realização da fotossíntese. Também apresentam a parede celular que protege e modela a célula sendo formada por celulose.
Os vegetais foram os primeiros a dominar o planeta Terra por causa de sua capacidade de produzir o seu próprio alimento. Esse reino está dividido em dois grupos principais que, por sua vez, apresentam subdivisões: o dos criptógamas(sem sementes)e dos fanerógamas(com sementes).
Grupo dos criptógamas
1. Briófitas
Pertencente ao grupo das criptógamas, aquelas que não apresentam sementes, são plantas avasculares (não apresentam vasos condutores de seivafloema e xilema) sendo as primeiras da escala evolutivas do reino methabyta, tendo como exemplo os musgos e hepáticas.
Vivem especialmente em ambientes úmidos e terrestres.