Classicismo
CAMPUS EUNÁPOLIS
GABRIEL SOUZA OLIVEIRA
JAYR BONFIM
CLASSICISMO
EUNÁPOLIS
2013
GABRIEL SOUZA OLIVEIRA
JAYR BONFIM
CLASSICISMO
EUNÁPOLIS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................4
DESENVOLVIMENTO..............................................................................5 a 11
CONCLUSÃO...........................................................................................6
INTRODUÇÃO
O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Já na música, ele apareceu na metade do século XVIII (Neoclassicismo).
O classicismo se iniciou em Portugal no ano de 1527. O marco cronológico inicial desse período é à volta de Francisco Sá de Mirando a Portugal, após passar seis anos na Itália, introduzindo assim, novos conceitos de arte e um novo ideal de poesia, conhecidos como dolce stil nuovo ("doce estilo novo").
CLASSICISMO
Classicismo é a doutrina estética que dá ênfase à ordem, ao equilíbrio e à simplicidade. Os antigos gregos foram os primeiros grandes clássicos. Posteriormente, os romanos, os franceses, os ingleses e outros povos produziram movimentos clássicos. Cada grupo desenvolveu suas próprias características particulares, mas todos refletiam ideias comuns sobre a arte, o homem, o mundo.
O Classicismo confere maior importância às faculdades intelectuais do que às emocionais na criação da obra de arte, porque busca a expressão de valores universais acima dos particularismos individuais ou nacionais. Inspirando-se no modelo da Antiguidade clássica greco-romana e no