Classicismo.
Trata-se de uma corrente artística que supervalorizava as antiguidades, ou melhor, a antiguidade clássica, regatando elementos artísticos dessa cultura. Foi um período de grandes transformações Politicas, econômicas e culturais.
Tem como característica principal a valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura da antiga Grécia e Roma.
Algumas características:
1-Antropocentrismo (O homem no centro do universo).
2-Busca pelo equilíbrio.
3-Racionalismo.
Na música o classicismo podia ser notado através da musica clássica e erudita.
O classicismo chegou ao fim em 1580, com a passagem do Portugal ao domínio Espanhol e também com a morte de seu maior representante, Camões. A música e a Pintura.
Tatuagem, por, Chico Buarque:
Com maestria, Chico, o maior compositor brasileiro de músicas com o “eu feminino” fala de uma relação de devoção, desejo e paixão de uma mulher.
Fala do quanto a mulher quer se sentir importante na vida de um homem. Ao passo de querer se comparar como uma tatuagem, uma cicatriz que deixa marcas eternas, pois mesmo tentando apagá-las, elas estão ali, mesmo que de forma diferente, meio apagada mais ela sempre vai está ali. No fundo do coração do homem amado.
David, por, Michelangelo:
Foram 3 anos de trabalho, e em 1504 ficou pronto.
David era o humilde pastor de ovelhas (citado no antigo testamento da bíblia), no momento em que ele decide lutar contra o gigante Golias. No relato da Bíblia David mata Golias utilizando uma funda (uma espécie de estilingue da época) e coloca nela uma pedra e acerta a testa de Golias e assim o faz cair por terra.
Então, ele é retratado por Michelangelo não como um simples pastor de ovelhas que era, mas como um guerreiro.
E assim vemos o gigantesco David de Michelangelo, forte, decidido, e disposto a lutar. Ele tem 4,10 metros de altura e segura na mão esquerda a funda que pende sobre o ombro e as costas e demonstra força e coragem num olhar