Classicismo Alisson Melo
Introdução
O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do renascimento cultural (séculos XIV ao XVI). Já na música, ele apareceu na metade do século XVIII (Neoclassicismo).
Características do Classicismo:
- Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;
- Influência do pensamento humanista;
- Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;
- Críticas as explicações e a visão de mundo pautada pela religião;
- Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;
- Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal;
- Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.
Principais representantes do Classicismo dos séculos XIV ao XVI:
- Na literatura destacou-se o escritor português Camões, autor da grandiosa obra Os Lusíadas. Podemos também destacar os escritores: Dante Alighieri, Petrarca e Boccacio.
- Nas artes plásticas, podemos destacar: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Andrea Mantegna, Claudio de Lorena entre outros.
Principais representantes do Neoclassicismo na música do século XVIII:
- Wolfgang Amadeus Mozart
- Joseph Haydn
- Ludwig van Beethoven
O classicismo Iniciou-se no século XVI, um movimento literário chamado Classicismo. Em Portugal, o Classicismo teve como marco inicial o ano de 1527, como o retorno de Sá de Miranda da Itália; e como marco final,1580,ano em que Portugal passou para o Domínio espanhol. Sá de Miranda traz até seu país um novo ideal de poesia; a medida nova _ os sonetos de versos decassílabos, já cultivados por Dante Alighieri e Petrarca na Itália. Características do Classicismo: * Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da Antiguidade, como Homero, Virgílio, Ovídio...valorizando, além do soneto, as epopéias. * Uso da mitologia : os deuses e as