classica
Os principais pensadores da Sociologia classica são: Durkheim, Marx e Weber.
Teóricas da Sociologia Clássica
Durkheim
Coesão social.Termo que representa as forças que mantêm os homens juntos em sociedade e que lhes permite viver num certo consenso e ordem social.Está assentado nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o direito.
Anomia.É um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social ,moderno.
Conciência Coletiva.Soma de crenças e sentimentos comuns á média dos membros da comunidade ,formando um sistema autônomo, isto é, uma realidade distinta que persiste no tempo e une as gerações.
Solidariedade Mecânica.Caracteristicas da fase primitiva da organização social que se origina da semelhanças psiquicas e sociais entre os membros individuais. O progresso da divisão do trabalho faz com que a sociedade de solidariedade mecânica se transforme.
Solidariedade orgânica.A divisão do trabalho, característica das sociedades mais desenvolvidas, gera um novo tipo de solidariedade, não mais baseado na semelhança entre os componentes, mas na complementação de partes diversificadas.Sendo seu fundamento a divesidade a solidariedade orgânica implica uma maior autonomia, com uma consciência individual mais livre.
Fator social.É toda maneira de agir, fixa ou não, susceptivel de exercer sobre o indivíduo uma coerçãoexterior, que é geral numa dada sociedade, apresentando uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter.
Marx
Dialêtica.A dialética marxista é um, método de análise da realidade, que vai do concreto ao abstrato e que oferece um papel fundamental para o processo de abstração.
Materialismo