classes sociais
1- Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?
R- O trabalho é a fonte de valor de qualquer mercadoria. Até mesmo a matéria-prima vale pela quantidade de trabalhomorto armazenado.
2- O que você entende por mais-valia?
R- Mais-valia é a diferença entre o valor obtido com a venda de mercadorias e o valor pago ao operário por seu trabalho.
Mais-valiaAbsoluta: por meio do aumento constante da jornada de trabalho do empregado.
Mais-valia relativa: acontece por meio da mecanização (tecnologia). Aumento de produção com a desvalorização do trabalho humano.3- O que é modo de produção? Qual sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?
R- Modo de produção é a forma como as forças produtivas – (objetos, instrumentos, matéria-prima etodas as condições materiais de produção) e as relações de produção (a organização do trabalho) traduzem a maneira como se produz os bens de certa sociedade.
Segundo Marx, o modo de produçãocaracteriza determinada sociedade.
4- O que Marx entende por alienação?
R- É o processo pelo qual a sociedade capitalista exclui as classes inferiores da participação na política, na filosofia, naciência e na produção de riqueza
O Brasil é um país composto por milhões de habitantes. Logicamente, nem todos vivem a mesma vida. Sendo o maior país da América Latina e tendo passado por várias mudanças políticas e econômicas ao longo dos anos, não podemos esperar que todos possuam a mesma condição social, pois são muitas as desigualdades. No Brasil existem pobres, ricos e muito ricos, cada uma dessas pessoas faz parte de uma classe social, ou seja, um grupo de pessoas que tem o mesmo poder aquisitivo, a mesma função, os mesmos interesses. Para Karl Marx, existe em toda sociedade caracterizada por um capitalismo desenvolvido, a classe dominante e a classe dominada, como conseqüência desta divisão, a humanidade presenciou várias lutas de classes, ou seja, cada uma tentando impor o seu jeito e sua