Classes sociais
O EVS foi criado em 1978 pela Fundação Europeia, os seus objectivos prendem-se principalmente com os valores nos países europeus, pretendendo conhecer as semelhanças e diferenças e perceber, de que forma variam as alterações de mudança de valores na Europa.
O primeiro estudo foi realizado em 1981 mas, Portugal apenas participou em 1991, e os seus resultados foram publicados no livro Portugal, Valores europeus, Identidade Cultural.
Este projecto visa responder a três questões principais: * Partilham os Europeus, um conjunto homogéneo de valores? * Estão os valores a mudar na Europa? * Quais as direcções das eventuais mudanças?
Para responder a isto o inquérito aborda valores religiosos, familiares, sociopolíticos, económicos e laborais, morais e ambientais.
Já o ESS é um projecto bienal tem como principal objectivo estudar atitudes e valores dos europeus numa perspectiva comparativa ao longo dos anos. Em Portugal, a execução do projecto é assegurada por um consórcio entre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
O questionário é aplicado a amostras representativas das populações dos países participantes e o universo é constituído pelos indivíduos residentes, com 15 ou mais anos independentemente da sua nacionalidade ou situação legal. É constituído por um módulo fixo e dois ou três módulos rotativos.
Os módulos fixos compreendem questões como, a utilização dos media, participação e valores sociopolíticos, bem-estar saúde e segurança, identidade nacional, étnica e religiosa, caracterização sociodemográfica e valores sociais.
Os módulos rotativos foram, em 2002 Imigração e Cidadania, em