classes sociais hoje no Brasil
Características e Hábitos de Consumo
Bianca de Melo
As classes sociais, como surgiram?
Podemos começar citando a Idade Média, onde a classe dominante era formada pelos senhores feudais, donos das terras (possuir ou não terras, era o que os distinguiam ) que se utilizavam da aplicação de compulsão e coerção (Uso da força física ou ameaça direta ou indireta ao indivíduo podendo atingir sua moral a fim de levá-lo a praticar uma ação que o mesmo não tem vontade própria de praticá-la.)sob a classe dominada ,na qual ,era formada pelos camponeses. Uma classe à parte era a classe dos guerreiros, que era composta pelos nobres sem terras e podiam passar para uma classe dominante caso recebessem terras como prêmio de suas conquistas.
Mas é com o surgimento do capitalismo que se tem os relatos mais significativos sobre a diferença das classes. Podemos citar a primeira revolução industrial como um grande impacto no mundo, em nível social e econômico e foi a partir dela que o mundo capitalista surgiu. Karl marx no livro que escreveu com Friedecrich Engels, o manifesto comunista, explica que as classes sociais surgiram a partir do momento em que se aboliu os meios de produção. Segundo a teoria marxista, a sociedade podia ser dividida em duas classes sociais, a classe do exploradores e a classe dos que eram explorados. No grupo dos exploradores estavam os proprietários rurais e os burgueses, aqueles que detiam os meios de produção. Já o lado dos explorados era constituído pelos proletários ou operários. Estes só possuíam sua força de trabalho como riqueza. Para Marx, a luta dessas classes é o que movimenta a história.
Esse grande impacto causado pela revolução industrial e descentralização da igreja originou uma nova ciencia, a sociologia.
Com o tempo, o mundo foi mudando e aquele modelo clássico, criado por Marx ,de proprietários e trabalhadores já não era tão evidente. Um outro