Classe C a nova classe média brasileira
As famílias que fazem parte da chamada “classe c” estão em pleno crescimento econômico, podemos observar este crescimento até mesmo em nossas casas, de familiares, amigos e conhecidos. Antes as pessoas não tinham condições econômicas para comprar artigos considerados caros, já hoje em dia as condições mudaram, fazendo com que estas pessoas com mais dinheiro no bolso, passam a comprar cada vez mais. Isto obviamente se deve também ao mais fácil acesso ao estudo, que antes era difícil e caro adquirir um estudo de qualidade no Brasil.
A renda per capta familiar é toda renda da família dividida por pessoa, ela é a média da renda dos brasileiros. Comparado com o resto do mundo, exceto os Estados Unidos, pois não temos parâmetro para tal comparação, a classe média brasileira vem sendo crescente para uma nova classe média alta.
As famílias brasileiras da classe C em sua grande maioria movimentam seu dinheiro em contas bancarias isso graças ao aumento do emprego formal, ou seja, com um emprego formal e com conta no banco essas pessoas passam a utilizar o crédito, que lhe dão maior poder de compra.
O consumo para essa nova classe tem oscilado positivamente ao longo dos anos, “poder oferecer”, “o prato cheio” a “fartura” são valores simbólicos que concretizam a melhora da qualidade de vida, também pode significar inclusão, pertencimento, sair do universo de restrições, oportunidade, investimento, satisfação das necessidades e sensação imediata de prazer.
Esta nova classe esta disposta a pagar mais caro pelo produto desejado para tê-lo naquele momento, fazem crediário e pagam em longo prazo, sem se importar com o valor final (juros).
Consumir também pode ser um investimento para o desenvolvimento da família, como uma mãe que compra um computador