classe ii
Curso: Odontologia 4° BLOCO
Disciplina: Dentistica
Professor: Lilian
Protocolo sobre técnica de preparo classe II
Aluno (a):Aline Vanessa
Cynnara Wecklose
Eduardo Pinho
Juliana Andrade
Paula Cristina
Sarah Sálua
Preparos cavitários classe II
Classe II = são preparos feitos em faces proximais (mesial ou distal) de dentes posteriores (pré-molar ou molar). Preparo classe II convencional, tradicional tem: no mínimo duas caixas e pode ter três ou mais.
Forma de contorno
Caixa oclusal: forma de contorno semelhante ou igual á cavidade de classe I e máxima preservação da estrutura dentária.
Broca usada: 245 ou 556
Profundidade: metade da ponta ativa da broca
Largura: enxada 8/9
Abertura: ¼ da distância intercuspídea
Caixa proximal:
Profundidade: toda a ponta ativa
Crista marginal: tem que diminuir a espessura da crista marginal afinando; É uma estrutura de reforços nas laterais espessas, fica nas proximais e da reforço ao dente. Para diminuir a crista marginal tem que movimentar a broca para fora, e em seguida fazer dois canais de penetração descendo toda a ponta ativa da broca nas laterais, agora retira-se o remanescente da crista,o resto da crista com a broca ou com a colher de dentina.
Extensão de Conveniência
A parede gengival deve ficar levemente aprofundada para não tocar no dente vizinho e deixando a margem do preparo com facilidade de higienização e melhor acabamento. A extensão de conveniência é de 0,25 á 0,5 mm para separa as paredes circundantes. A parede gengival tem uma largura ideal, que é largura da broca e mais um pouco.
Retenção e resistência
Caixa oclusal: Parede pulpar plana e perpendicular ao longo eixo do dente. Parede circundante convergente ou paralela para oclusal.
Caixa proximal: Parede circundante (vestibular e lingual) ficam convergentes para oclusal. Parede vestibular e lingual forma um ângulo reto com a superfície externa do