classe dos animais
Características gerais: filtradores, aquáticos, marinhos na maioria, com o corpo coberto de poros, sem órgãos ou sistemas. Simetria bilateral. Vivem fixos a roxas ou estruturas submersas.
Exemplos: Spongia, porífero marinho usado antigamente como esponja de banho.
Sistema digestório: ausente, a digestão é intracelular feita pelos coanócitos.
Sistema circulatório: ausente, ocorre difusão de substâncias através de espaços intercelulares.
Sistema respiratório: ausente, trocas gasosas por difusão.
Sistema excretor: ausente, excretas lançados na água por difusão.
Sistema nervoso: ausente, aneuromiários.
Reprodução
Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. Observe o esquema abaixo.
Sexuada. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja. Cnidários
Características gerais: Aquáticos, marinhos na maioria, portadores de células urticantes, os cnidoblastos (células que produzem e inoculam substâncias tóxicas para defesa e captura de presas). Simetria radial. No filo cnidário existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são nadantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
Exemplos: águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras, caravelas, corais.
Sistema digestório: incompleto (sem ânus). Digestão extracelular e intracelular na cavidade gastrovascular (CGV).
Sistema circulatório: