Clarisse
Esse projeto baseia – se no livro de Ítalo Calvino, “As Cidades Invisíveis”
Clarisse é uma cidade gloriosa com uma história atribulada. Diversas vezes caiu, diversas vezes floresceu, mantendo sempre a mesma Clarisse como inigualável modelo de todos os esplendores, a qual, comparada com o atual estado da cidade, não deixa de suscitar suspiros a cada giro de estrelas. (Calvino,1991, p.44) 2. Aspectos Arquitetônicos
A escola conta com um amplo espaço físico e pode ser dividida em quatro áreas:
Administrativa – contam com sala de secretaria, sala de coordenação, sala de reuniões, utilizada para os planejamentos, estudos individuais e coletivos e, também para orientação de estágios. Esta área possui um sanitário para visitantes e outro para funcionários.
Área de apoio – são os ambientes da cozinha, dispensa, sala de nutrição e lactário, lavanderia, rouparia, almoxarifado, sanitários, feminino e masculino que funcionam também como vestiários e o refeitório dos funcionários. A área externa conta com um hall de entrada e uma sala de controle de telefone e internet.
Área pedagógica – ambiente especificamente destinado ao trabalho com as crianças, onde há berçário, sala de livros, sala de brinquedos, sala de musica e vídeo, sala de artes e brinquedos pedagógicos, sala do sono, refeitório das crianças, três banheiros para as crianças do grupo I, II, III e um banheiro para necessidades especiais. Possui ainda dois pátios, sendo o pátio I com pneus, tanque de área, duas arvores um quiosque, um tanque de água com aproximadamente 30 cm de profundidade por 2m de diâmetro, este tanque só é utilizado nas atividades aquáticas. No pátio II temos arvores, um quiosque.
Área externa – conta com varanda de entrada, parque de diversão e pomar. Pode-se dizer que as circulações nas áreas administrativas e de apoio são restritas aos profissionais da escola e, em determinados casos, o ambiente da nutrição, apenas aos profissionais da área. A área pedagógica e