Clareza
Quanto mais nítida a transmissão da mensagem, mais eficiente será o intercâmbio das idéias.
O conceito de clareza é assim colocado pelo Professor Rocha Lima, um estudioso de longa data da Língua Portuguesa:
“Para nos expressarmos com clareza, haveremos de perseguir dois objetivos:
a) educar a nossa capacidade de organização mental;
b) aprender a pôr em execução convenientemente o material idiomático.”
Na seguinte circular, emitida pela administradora de um prédio, você pode identificar como o entendimento é orientado mais pelo contexto do que pela clareza da expressão? Justifique.
CIRCULAR
Informamos que as portas do Hall Social de cada andar deverão permanecer fechadas à chave, conforme ficou estabelecido em reunião do Conselho Consultivo, Síndica e Subsíndico, realizada em 27-11-2006. Solicitamos ao condômino que possua chave de seu hall, informar à portaria urgente, pois o condomínio providenciará chave para todos os apartamentos.
Para maior segurança de todos os moradores.
Informamos também que os 3 (três) elevadores ficarão ligados.
Como você pode observar, o texto segue em uma direção, volta, retorce-se sobre si mesmo, mas a mensagem talvez seja compreendida pelos moradores. Porém, não podemos afirmar que o texto está bem escrito.
Agora veja como fica a mesma circular reelaborada pelas normas de expressão escrita das idéias.
CIRCULAR
Informamos que as portas do Hall Social de cada andar deverão permanecer fechadas à chave, para maior segurança de todos os moradores, conforme estabelecido em reunião do Conselho Consultivo com a Síndica e o Subsíndico, realizada em 27-11-2006.
Esclarecemos também que todos os 3 elevadores ficarão ligados, para atender a esta medida.
Solicitamos ao condômino que já possua chave de seu hall informar à portaria com urgência, pois o condomínio irá providenciar chave para todos os