Claretiano - Metodologia do Ensino da Geometria
METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOMETRIA
Tutora:
SHIRLEY FREIRE MACHADO
RA:
Aluno:
ROMERO MAIA SOARES DE AZEVEDO
Turma: DGRM1401SJC6C
Atividade:
2º Ciclo de Aprendizagem (6ª Semana)
1148915
Descrição da atividade:
1) De acordo com Fischbein (1993), alguns erros cometidos pelos alunos no seu raciocínio geométrico podem ser explicados por um tipo de ruptura entre o aspecto conceitual e o figural. A estrutura figural pode dominar a dinâmica do raciocínio em vez de ser controlada pelas restrições formais e conceituais correspondentes. Nesse sentido, podemos afirmar que um retângulo e um quadrado são paralelogramos?
Justifique sua resposta.
Resposta:
1) A integração das propriedades conceitual e figural em estruturas mentais, com a predominância das componentes conceituais acima das figurais, não é um processo natural facilmente observado pelo aluno.
Em sua teoria dos conceitos figurais, Fischbein (1993)(retirado de (1)), pontos (objeto de dimensão zero), linhas (objetos unidimensionais), planos (objetos bidimensionais) não existem, não podem existir em realidade. Ele destaca que uma figura geométrica tem natureza conceitual. Uma figura geométrica pode, então, ser descrita, segundo Fischbein (1993)(retirado de (1)), como tendo, intrinsecamente, propriedades conceituais. Entretanto, uma figura geométrica não é um mero conceito. É também, uma imagem visual. Ela possui uma propriedade que conceitos usuais não possuem e inclui a representação mental da propriedade de espaço, estas representam construções mentais (imagens) que possuem, simultaneamente, propriedades conceituais (conceito) e figurais (forma).
No conceito, tanto o quadrado bem como o retângulo são paralelogramos
(quadriláteros convexos que possuem dois pares de lados paralelos) que possuem propriedades comuns a ambos:
• Todos os ângulos internos e externos são retos (90°
);
• As suas duas diagonais são congruentes (têm medidas iguais);
• Os