Claretiano - atividades aquaticas
Tarefa: Portfólio – 3ª semana
Nome:
Douglas Cardoso
RA:
1146956
Turma: DGEF1401CRTT
Parecer do Tutor:
1) Cite as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de Educação Física escolar? Justifique sua resposta.
Nadar é o ato de movimentar-se na água ou sustentar-se (flutuação) sobre ela, utilizando os recursos do próprio corpo e inclui diversos tipos de manifestações do sujeito na água, sem a finalidade de resultados desportivos.
Natação é a ação e o efeito de nadar, possui um caráter desportivo, utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, com objetivo no rendimento, desempenho e resultados. A natação competitiva contempla quatro estilos de nado: crawl, borboleta, bruços (ou peito) e costas.
Atividades aquáticas não se resumem ao nado ou à natação, pois inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático (inclusive a flutuação, respiração e propulsão) e podem abranger vários âmbitos. Como exemplo de atividades aquáticas podemos citar, além da natação, a canoagem, a maratona aquática, a natação sincronizada, o pentatlo moderno, o polo aquático, o remo, o triatlo, a vela, esqui aquático, o surf, o bodyboard, o kitesurf, o biribol, entre outros.
A manifestação mais adequada para as aulas de Educação Física escolar são as atividades aquáticas, pois o objetivo da Educação Física escolar não é simplesmente praticar algo, mas atingir objetivos comuns à Educação e as atividades aquáticas abrangem todos os tipos de atividades que se desenvolvem no meio aquático, incluído, assim, os âmbitos educativo, desportivo, competitivo, terapêutico, recreativo e da saúde. A associação das atividades aquáticas com a Educação Básica atribui a essas o caráter educacional que deve estar presente em todas as ações escolares. O ensino escolar é voltado para a formação técnica, mas também para a formação para a vida e a pratica de atividades aquáticas