clamídia
Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) de maior prevalência no mundo. Ela é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto.
A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas pode acometer a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares.
2. Transmissão
Clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante sexo sem camisinha. Pode ser transmitida por sexo vaginal, oral e anal. Também pode ser passada para os olhos pelas mãos ou outra parte do corpo que tenha secreções infectadas. Pode ser passada se a mulher grávida estiver infectada para o feto durante o parto.
Utilizar preservativo. Sempre camisinha masculina ou feminina todo vez que for realizar um ato sexual. Entretanto, mesmo que se utilize o preservativo de modo correto a cada contato sexual o risco de infecção diminui, mas não está totalmente inalcançável.
Limitar o número de parceiros sexuais. possuir múltiplos parceiros de sexo aumenta o risco de contrair as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a clamídia.
Realizar exames de rotina regularmente. Se o paciente for sexualmente ativo, principalmente se possui inúmeros parceiros sexuais, é importante manter uma frequência dos exames de rotina que diagnosticam as doenças sexualmente transmissíveis, tais como a clamídia.
Evitar a lavagem interna. É importante ressaltar as mulheres que a lavagem interna deve ser evitada, isso porque o ato minimiza o número de bactérias benéficas presentes na vagina, podendo aumentar as chances de infecção.
3. Causas
A clamídia é uma das causas da infertilidade masculina e feminina.
Nos homens, a bactéria pode causar inflamações nos epidídimos (epididimite) e nos testículos (orquite), capazes de promover obstruções que impedem a passagem dos