Cladeamento
Cladeamento consiste no revestimento interno de tubos de aço com ligas metálicas anticorrosivas. O objetivo é aumentar a resistência do tubo original contra a corrosão.
Realizamos o cladeamento pelo processo Pulsed Hot Wire GTAW, que proporciona uma excelente química e boa superfície do material soldado, além de proporcionar uma excelente interface entre o aço carbono e a liga depositada. Podemos trabalhar com tubos de até 12 m de comprimento e diâmetro interno variando de 100 mm até 600 mm.
Existe uma grande variedade de ligas resistentes a corrosão (CRA) disponíveis tais como aço inox 316L, 309 e 304L; ligas de níquel como inconel 625, 825, C-22 e C-276; duplex e outras a fim de atender aos requisitos do projeto.
Os ensaios não destrutivos (END) são realizados conforme as normas API 6A, API 5LD, DNV OS F101 ou conforme especificação do cliente.
Fazemos a deposição de ligas resistentes à corrosão (CRA) em tubos, curvas, flanges, acessórios de tubulação, válvulas, blocos de válvulas e outros componentes.
http://www.multiclad.com.br/3138.html
http://www.butting.de/523.html
Resumo:
Estruturas cladeadas estão sendo cada vez mais utilizadas em projetos de engenharia, em especial em dutos para operação offshore, com o propósito de reduzir custo com matéria-prima e garantir propriedades mecânicas e resistência à corrosão adequadas. O cladeamento pode ser feito por diversas técnicas, sendo uma das mais difundidas o cladeamento por soldagem. Um dos aspectos ainda não totalmente resolvido é a avaliação de defeitos na interface cladeamento-metal de base, para o qual são necessários valores da tenacidade à fratura nessa região. Este trabalho tem por finalidade desenvolver uma metodologia experimental para avaliar a tenacidade à fratura em modo I da interface bi-metálica recobrimento-metal de base,