Ciências e tecnologias em saúde
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – POLO TUCURUÍ
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE
MARIA CAROLINE DA SILVA VIERA RA- 414400
RANCER GONÇALVES BARBOSA RA- 434833
YURE GIUSSEPE ARAUJO FRAZÃO RA- 435637
RELATÓRIO CIENTÍFICO
TECNOLOGIAS ASSISTENCIAIS EM ENFERMAGEM, ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AOS DIVERSOS TIPOS DE PACIENTES, TECNOLOGIAS DE GESTÃO NA ÁREA DE ENFERMAGEM. TUTOR EAD:
TUCURUÍ– PARÁ
18 DE JUNHO, 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – POLO TUCURUÍ
DISCIPLINA: CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE
TUCURUÍ – PARÁ
18 DE JUNHO, 2013
Capítulo 1: Tecnologias assistenciais em enfermagem
Na área da saúde os avanços tecnológicos trouxeram muitos benefícios e rapidez na luta contra as doenças. Essas tecnologias têm contribuído em larga escala para a solução de problemas antes insolúveis e que pode reverter em melhores condições de vida e saúde para o paciente. Vivemos numa era tecnológica onde muitas vezes a concepção do termo tecnologia tem sido utilizada de forma enfática, incisiva e determinante, porém equivocada na nossa prática diária, uma vez que tem sido concebido, corriqueiramente, somente como um produto ou equipamento. A temática tecnologia não deve ser tratada através de uma concepção reducionista ou simplista, associada somente a máquinas. Entendemos que a tecnologia compreende certo saberes constituído para a geração e utilização de produtos e para organizar as relações humanas (MEHRY E et al, 1997).
A tecnologia, exatamente passa a ser entendida como sendo uma dimensão ou um desdobramento dessa racionalidade científica, a quem se vem também atribuindo uma gama de “erros” do tratar e do cuidar, começa a ser representada como força desumanizante tanto para cuidadores e cuidadoras quanto dos seres humanos que demandam cuidados (MEYER, 2002).