Ciências e tecnologia
A gerente de Operações da incubadora, Lucimar Dantas, informou hoje (3) que as empresas candidatas têm que atender a vários critérios. “Têm que ter algum tipo de inovação, seja nos produtos, serviços ou processo de negócios. Têm que inovar. Elas precisam, também, interagir com a universidade”. Lucimar explicou que o que se quer é que a empresa se beneficie com o relacionamento com os laboratórios, principalmente com as atividades acadêmicas, de pesquisa, que ocorrem dentro do território da UFRJ. “Estamos de olho não no passado, mas no futuro do empreendedor”, disse.
Outro critério exigido é ter viabilidade técnica e econômico-financeira. O grupo tem que mostrar também um perfil de empreendedorismo. “A empresa precisa ter competência técnica para tocar o negócio e um traço empreendedor para ter sucesso rapidamente”, destacou Lucimar.
Apesar de se tratar da incubadora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), não há restrição para participação de empresas que não tenham, entre os sócios, alunos da entidade. Lucimar Dantas esclareceu que a incubadora trabalha com a hipótese de que a proximidade desse ambiente rico em tecnologia e conhecimento vai fazer essa empresa ser mais inovadora. Admitiu, porém, que é grande a presença de egressos da UFRJ nas empresas incubadas.
O edital tem inscrições abertas até o dia 2 de março de 2015, pela internet. A incubadora é multissetorial. Há uma vaga voltada para o setor de petróleo, gás e energia, mas as demais poderão ser preenchidas por empresas de qualquer outro setor. “Não tem nenhum foco especial”, confirmou a gerente de Operações.
O resultado do edital será divulgado até o final do