Ciências e religião lado a lado
Nomes: Andréia e Clotildes
Turma: 204
Disciplina: Filosofia
Professor: Ernesto
Introdução Durante a organização do pensamento filosófico o homem passou a buscar uma origem racionalmente inteligente para os fenômenos até então explicados por mitos. A Teologia significa nada mais a tentativa de conciliar a fé religiosa com o pensamento racional, onde “Theos”—significa Deus—e logia – significa estudo, sendo o “Estudo de Deus” cujo objeto em questão é a divindade, seus atributos e sua relação com os homens.
A Teologia
A Teologia engloba temas tais como Deus, o Homem, o mundo, a salvação e escatologia – popularmente conhecida como fins dos tempos. Sua origem agrega-se a tradição grega, vindo a ganhar conteúdo e método no cristianismo. Platão—discípulo de Sócrates e um dos maiores filósofos da história—associou o termo teologia a uma intenção polêmica no qual o descrevia mítico e podia ter um significado benéfico ao estado. Na “teologia grega” está a prefiguração do que mais tarde se tornaria a teologia no cristianismo, sendo a tentativa levada a pratica pelos adeptos de uma fé de representar suas crenças de modo consistente, onde explica a partir de seus fundamentos religiosos a natureza, a história, a razão – conceitos ou princípios universais formulados por meio de ideias, reflexão e juízo – e a lógica—ciência que determina, entre as operações intelectuais orientadas para o conhecimento da verdade, as que são válidas e as que não são de acordo com qualquer raciocínio.
Funções da Teologia Realizar uma interpretação crítica das Escrituras. Nessa tarefa, colocam-se questões difíceis e controversas, como determinar em que grau o cânon (padrão da escritura) das fontes de revelação foi deturpado e