ciências socias
Sejam bem-vindos a todos!!!
Este site tem como perspectiva abordar de forma sucinta as condições hstóricas em que surgiram as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia).
Ressaltamos que as Ciências Sociais desempenharam e ainda desempenham importante papel no que tange à compreensão da sociedade em sua totalidade (social, econômica, política e cultural).
Também disponbilizamos links sobre a biografia de alguns autores clássicos e brasileiros que tiveram importante papel no desenvolvimento dessa área de conhecimento.
Objetivos
Abordar o contexto histórico em que surgiram as Ciências Sociais;
Identificar as principais teorias formuladas pelos pensadores da época (observar os links Alguns autores).
Explicitar qual o objeto de estudo das Ciências Sociais.
Introdução
No séc. XVIII, as Ciências Sociais tiveram como principais marcos para seu surgimento a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Podemos dizer que a Revolução Industrial representou uma mudança na base econômica da sociedade. Enquanto a Revolução Francesa representou uma mudança na forma de pensar.
Essas mudanças determinaram profundas mudanças na sociedade, gerando a necessidade de uma análise pormenorizada por parte dos pensadores da época que visavam solucionar os problemas sociais da época.
Contexto Histórico
A Revolução Industrial foi marcada pelo surgimento da indústria capitalista após o desenvolvimento da máquina a vapor, e consequentemente, pelo controle de terras e ferramentas de trabalho.
Com o surgimento das indústrias muitos trabalhadores migraram do meio rural para a cidade. No entanto essas cidades não tinham a infra-estrutura necessária para atender ao grande êxodo rural, isso fez com que a criminalidade, violência e doenças tomassem grandes proporções. Com todas essas mudanças e caos social, as relações familiares foram degradas pelo alcoolismo, pela prostituição e infanticídios.
Mesmo os trabalhadores