Ciências sociais
A sociologia surge no século XIX como forma de entender essas mudanças e explicá-las. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.
Esta disciplina marca uma mudança na maneira de se pensar a realidade social, desvinculando-se das preocupações especulativas e metafísicas e diferenciando-se progressivamente enquanto forma racional e sistemática de compreensão da mesma.
2- Ele define SOCIALIZAÇÃO, como o processo pelo qual o indivíduo é levado a compartilhar com outros de uma certa escala de valores, sentimentos e comportamentos. Ex: A forma como membros de uma determinada religião vestem e comportam-se da mesma forma e compartilham os mesmos valores.
3- Legal- Tradicional- Carismática
Legal- A existência de um estatuto que pode criar e modificar normas, desde que seu processo(forma) esteja previamente estabelecido.
Tradicional- É aquela que se dá em virtude da crença na “santidade” das ordenações e dos poderes senhoriais, possuindo como tipo mais puro a dominação patriarcal, na qual o “senhor” ordena e os súditos obedecem. Seu quadro administrativo é formado por servidores.
Carismática- É aquela que se caracteriza pela submissão de uma comunidade a uma pessoa em razão de seus elementos sobrenaturais. Podemos estabelecer três espécies do gênero dominação carismática: o demagogo, o profeta e o herói guerreiro. 4- A própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, na disputa desigual entre capital e proletário sempre o primeiro sai vencedor. Desse modo, o ordenado pago representa um pequeno percentual do resultado