Ciências sociais
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
Ciências Sociais
Tutor da disciplina: Kelly Alves de Oliveira
Professora da Disciplina:Maria Cláudia Benedetti
Tutor à Distancia:Leandro Ferreira
Brasília-DF
02/12/2012
A CONSTRUÇAÕ SOCIAL DAREALIDADE
A pretensão do autor nessa obra é mostrar que a realidade do senso comum pode ser influenciada pelo mercado de ideias. A obra mostra a realidade o que constitui a realidade cotidiana do mundo. O mundo da vida cotidiana não é apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, mas também surgem de aspectos particulares como pensamentos e ações.
O autor entende que a melhor técnica de para atender a natureza dessa realidade é fenomenologia, já que essa se constitui como uma técnica descritiva empírica, mas não cientifica do ponto de vista de ciência empírica.
O trabalho de Berger e luckmann a construção social da realidade, como o próprio titulo indica, procura explorar o processo de elaboração do universo simbólico. Consideramos importante recuperar certos segmentos de sua trajetória, pois ele toca (explícita ouimplicitamente) em algumas questões centrais para as discussões da cultura.
Outro ponto que justifica uma análise mais detida do pensamento deste autor decorre da influência por ele exercida sobre os estudiosos da cultura nas organizações. Para Berger e luckmann (1967), a vida cotidiana se apresenta para os homens como uma realidade ordenada. Os fenômenos estão pré-arranjada
Cultura
O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente o desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe ou de toda uma sociedade.
O conceito de cultura é bem complexo em uma visão antropológica, podemos o definir como rede de significadosque dão sentido ao mundo que cerca um individuo, ou seja, a sociedade.
Dessa forma